“Ver na vida algum motivo pra sonhar | Ter um sonho todo azul | Azul da cor do mar”– Tim Maia, Azul da Cor do Mar Olá pessoal, como vocês estão?! Com essa bela citação de Tim Maia, em sua música “Azul da Cor do Mar”, daremos início ao nosso post de hoje, que é focado em dicas de coração com a cor do ano da Pantone, o “19-4052 Classic Blue”. A marca assim descreveu a cor: “Inspirando calma, confiança e conectividade, este azul resiliente aumenta nossa aspiração por uma base sólida e estável sobre a qual construir, ao entrar no limiar de uma nova era”. Tudo pronto? Vamos ver algumas dicas de decoração!

Imagem: Heals

O que a cor Azul significa? O azul está marcado em nossas mentes como uma cor calmante e repousante. Também é conhecida como uma cor que pode ajudar a concentrar nosso cérebro e trazer clareza aos nossos pensamentos. Essa cor tranquila ajuda a trazer uma sensação de paz na era agitada de hoje.

Por esses motivos, é particularmente adequado ao design de interiores ao criar um espaço relaxante.
Por ser uma cor sóbria, ela pode dar destaque aos demais elementos de decoração, como no exemplo acima.

Imagem: Barkerand Stone House.

Como a Pantone escolhe essas cores?
Nos últimos 20 anos, a Pantone selecionou cuidadosamente o que acredita ser a Cor do Ano. Para encontrar a cor certa, os especialistas de seu instituto de cores vasculham o mundo para analisar as tendências futuras. Eles observam exposições, mídias sociais, destinos de férias e muito mais para prever quais tendências surgirão no próximo ano. Como a escolha geralmente afeta as tendências futuras, esta é uma decisão muito importante!

No exemplo acima, observamos que tons amadeirados caem MUITO bem com a Cor do Ano. Se sua sala de estar possui muitas decorações com essa textura, você deveria considerar fortemente em reinventá-la com base no Clássico Azul!

Imagem: Pinimg

Como devemos decorar, com essa cor? Como esse tom de azul é particularmente atemporal, existem muitas maneiras de introduzi-lo em sua casa. Quando usado na parede, o azul clássico fornece o cenário perfeito para paredes de retratos, espelhos e iluminação. Negritos salpicos de azul em uma cozinha podem parecer incríveis, dependendo do espaço. Use-o nas portas da unidade ou introduza-o em louças e copos.

Imagem: Imovel Web

Se você deseja adicionar dicas de azul clássico sem alterar sua decoração, tente acessórios com almofadas, luzes e vasos. Veja que neste exemplo, em um ambiente que utiliza cor predominantemente quente, o azul parece ser o elemento certo para contrabalancear as sensações do ambiente.

Imagem: Meredith Corp

Por fim, invertendo um pouco o protagonismo, trazemos o azul como “coadjuvante” do cenário. Em um clássico estilo colonial, ainda que tenhamos um ambiente que, em sua maioria, é branco, o detalhe da porta completamente azul, além de maravilhoso, também é muito harmônico.

Veja que nesse caso, longe de antiquado, o estilo “colonial” traz uma ideia de releitura, recriação, reinterpretação, tornando a decoração muito moderna!

E aí, o que acharam das dicas de hoje? O Azul é uma cor muito popular e, como vimos, pode se adequar a diversas categorias de ambientes diferentes, sempre se harmonizando com diferentes decorações!
Deixe seus comentários e nos conte quais são suas dúvidas e sugestões de decoração para os próximos posts!

Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *